top of page

Pós modernismo

  • anacristinaschmidt
  • 16 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Diagramação de David Carson para National magazine, 2017.

O pós-modernismo invadiu o cotidiano com o grande aumento da tecnologia eletrônica, onde a quantidade de informações causa uma saturação pós-moderna, com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. O mudou o hábito de usar formas básicas e limpas e os ensinamentos da Bauhaus, defendia um design que juntava funcionalidade com comunicação, o produto como signo. O início para pós modernismo seria por volta de 1960 e 1970.

Os designers pós-modernos valorizam a imagem crítica, o uso de tecnologia e o trabalho de autor. Dentre eles podemos citar:

Karim Rashid

Designer egípcio de renome internacional, possui mais de 300 premiações e mais de 3 mil projetos em execução. Seus projetos se caracterizam por serem únicos, possuírem marcos poéticos, valorização estética, sensorial e experimental.

Irmãos Campana

Os brasileiros Humberto e Fernando, formados em Direito e Arquitetura respectivamente, ganharam repercussão internacional devido ao seus projetos que discutem elementos cotidianos que acabam por considerarem peças artísticas e de carácter crítico.

Confira abaixo documentário que conta a trajetória dos irmãos.

Assim como David Carson, Neville Brody, April Greimana, Jonathan Barnbrook, não se fazem menos importantes.

A importância do pós-modernismo na economia foi apresentar as pessoas a capacidade de consumo, a adotarem estilos de vida e de filosofias, o consumo personalizado, usar bens e serviços e se entregarem ao presente e ao prazer. Os pós-modernistas passam uma idéia de ausência de valores, de vazio.

O individualismo atual nasceu com o modernismo, mas o seu exagero narcisista vem no pós-modernismo, ele é um princípio esvaziador, diluidor, desfaz princípios, regras, valores, práticas e realidades, promove a dês-referenciação do real e a dês-substancialização do sujeito.

O movimento se caracteriza por ser bem humorado, irônico, cores vibrantes, formas orgânicas, pela grande oferta de produtos que atendem a diversas demandas, utilidade do dispositivo, gostos e culturas, e pela versatilidade. Dentro do pós modernismo são encontrados estilos como o Pop art, Memphis, High tech, Minimal, Alchimia todos contrários ao modernismo.


 
 
 

Kommentarer


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Somos acadêmicas do curso de design na Universidade Regional de Blumenau - FURB e falaremos sobre economia sociedade e cultura das origens do Design. 

bottom of page