Streamlined
- anacristinaschmidt
- 2 de out. de 2017
- 1 min de leitura

Prosperando nos Estados Unidos por volta de 1930 e 1950 surgiu o movimento conhecido por Streamlined. Valorizando curvas simples e a aerodinâmica, o movimento se baseou nas pesquisas técnico-cientificas que se desenvolveram devido ao avanço das tecnologias balísticas, aviação e demais aplicações exigiam maior velocidade. Durante este período ocorria a II Guerra Mundial, momento que o estilo atingiu seu auge, momento de esperada mudança na sociedade, novas tecnologias chegavam ao mercado e os produtos aerodinamizados dominavam as prateleiras.
Os produtos do Streamlined caracterizam-se por manter a parte projetiva dos mecanismos internos escondidas sob a carcaça, design futurista remetendo principalmente à velocidade, dinamismo e simbolismo. O movimento fomentava as esperanças para o consumidor que passava por uma forte crise econômica que o futuro seria promissor. Afirmando a potência e dinamismo da época, a aparência prevalecendo à função e refletindo os clichês da cultura futurista, dos heróis espaciais como Flash Gordon.
O estilo abraçou todos os conceitos identificados como modernidade, a mobilidade, velocidade,
eficiência e luxo. A prática do Streamlined no design estendeu-se a indústria automobilística, navios, locomotivas, ônibus. Assim como, de costume, na Arquitetura e design de produto com elementos que podem muito bem ter saído dos Jetsons (série animada de Hanna-Barbera de 1962 e 1963 que foi claramente influencia pelo movimento da época).
Comentarios