Construtivismo & Stijl
- anacristinaschmidt
- 22 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Stijl
Enquanto o mundo estava enfrentando o final da 1ª Grande Guerra, surgia um movimento artístico na Holanda, e não por acaso pois o clima entre os designers e arquitetos no final do conflito era de mudanças e inovações, encontra-se isso também nas artes e na literatura da época. No ano de 1917, Theo van Doesburg, Gerrit Rietvield e Piet Mondrian e alguns colegas criaram a revista De Stilj ("O Estilo" em holandês), fundando assim o movimento Neoplastico. Eles acreditavam que a arte devia reconciliar as grandes polaridades da vida - “Natureza e intelecto”.
A estética do movimento era profundamente metódica e abstrata. Deviam ser compostas apenas por cores primárias puras, preto, branco e tons de cinza. Era forte também uma insistência em retas que formavam ângulos retos. Apesar da pequena produção de obras no estilo De Stiljl, o movimento influenciou os estilos de design que vieram depois.
Por discordância entre os fundadores, Mondrian saiu do movimento mas continuou com suas criações e influenciou vários artistas. Se mudou para Nova Iorque e lá, pela influência do jazz, pintou quadros famosos como Broadway Boogie-Woogie.
Em 1928 a revista De Stiljl parou de circular. O movimento finalizou oficialmente poucos anos depois na morte de Doesburg.
1. Tributo a Piet Mondrian em 3D pelo designer gráfico venezuelano Diego Quintana

2. Vestido "Mondrian" por Yves Saint Laurent, que percebeu que os desenhos mondrinianos combinavam com o corte desse tipo de vestido.

3. Toda a identidade dos produtos da marca L'Oréal de linha Studio possui forte influência mondriniana

Obra citada do Mondrian (Broadway Boogie-Woogie)

Construtivismo
Construtivismo foi um movimento estético e político iniciado na Rússia a partir de 1919. Teve principal influência na arquitetura e na arte ocidental. Procurava desconstruir o figurativo e separava elementos do mundo cotidiano. Teve grande influência nos movimentos operários de aconteciam na época. Inspirações na perspectiva pelas máquinas e industrialização. Servia como objetivos sociais e construía o mundo socialista. O construtivismo ainda existe no mundo atual, como inspiração principalmente geométrica.

Comments