top of page

Pós Guerra

  • anacristinaschmidt
  • 9 de out. de 2017
  • 1 min de leitura

A Europa estava acabada por causa da guerra, precisavam se reconstruir, a produção em massa foi a porta de entrada pra a reconstrução. Davam mais valor a quantidade do que à qualidade. Como os produtos começaram a perder a qualidade, começaram a surgir novos designers, inclusive mulheres, que começaram a ganhar espaço.

Os primeiros sinais da crise do Funcionalismo aparecem em 1960, o boom econômico pós guerra estava chegando ao seu fim.Todos estes movimentos tinham seus fundamentos nas teorias desenvolvidas na Escola de Frankfurt. Os funcionalistas não perceberam que as necessidades do dia a dia da população eram complexas porque estavam configuradas pelos modelos estéticos tradicionais. Os valores da modernidade começaram a ser questionados e com eles os valores do design moderno. As maiores influências para essa fase do design foram as revelações que estava acontecendo na época (movimento feminista, revolução racial, etc). Tudo aquilo que foi defendido pelo funcionalismo foi desafiado nessa fase do design e se tornou em objeto de consumo massivo. A partir de 1970 iniciou-se o movimento New design que propunha desfazer as linhas entre design e arte. Visavam usar métodos mais artísticos não visando tanto o raciocínio.


 
 
 

Comments


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Somos acadêmicas do curso de design na Universidade Regional de Blumenau - FURB e falaremos sobre economia sociedade e cultura das origens do Design. 

bottom of page