Design Organico
- anacristinaschmidt
- 2 de out. de 2017
- 1 min de leitura
(Link de vídeo produção do Ajorí clicando na imagem)
O design orgânico pode ser tratado como um tipo de inspiração, ele está presente em várias épocas onde o ser humano criou algo. Uma exposição competitiva em 1941, o "organic design in home furnishings", no museu de arte moderna de Nova York, apresentou ao mundo os projetos de Charles Eames e Eero Saarinen.
Jennifer Olshin, co-curadora de uma nova exposição, diz que o aspecto industrial da exposição foi importante para o design orgânico, que até então era sobre artesanato e peças unicas. O arquiteto e designer de mobiliário Alvar Aalto, nos anos 50, tornou-se um enorme sucesso comercial com seus móveis e iluminação. O trabalhador de madeira de castelo George Nakashima, nos anos 80, começou a trabalhar com grandes fabricantes para produzir seus móveis de madeira tradicionalmente personalizados.

Este tipo de designer se orgulhava de seu artesanato, pois suas peças eram feitas minuciosamente, e não era fácil de reproduzi-las. Em outro modo, existem designers que projetam suas peças em um software 3D, imprime as peças para serem montadas a mão.
A nova tecnologia está fazendo que os designers de móveis produzam peças únicas em massa, o que está complicando a relação que tinh antes com o objeto. O design orgânico pode evoluir novamente, conforme mundo natural se transforma com as mudanças climáticas. Mostra como os seres humanos tem enfrentado a natureza e a tecnologia no século passado.
Comments